Marcadores

quinta-feira, julho 28, 2011

Oficina de cordel e ilustração


O professor Aderaldo Luciano e o artista plástico Severino Ramos estarão em Areia em setembro para ministrarem oficina de cordel e ilustração. Segundo agenda enviada ao blog por Aderaldo Luciano, a presença dele e de Severino na cidade vai até o dia 20 de setembro.

Ambos retornam a Areia após vários anos. Aderaldo, no entanto, esteve em maio passado participando do seminário de identidade cultural de Areia abordando o tema cordel. Severino é um dos mais populares artistas plásticos da cidade embora esteja radicado no sul do país há mais de 25 anos.

Severino é irmão do também artista plástico J. Felipe que vem produzindo quadros em Areia há alguns anos com exposição no Casarão José Rufino. J. Felipe confessou certa vez que se inspira no irmão para fazer suas obras apesar de deixar claro que têm estilos muito diferentes.

2 comentários:

  1. Obrigda, Gilberto, por divulgar essa primeira ação propriamente dita, da Secretaria de Cultura. Feliz ideia nascida das conversas entre Aderaldo, Ana Clara Maia, Ney e eu, e depois conversada com nosso gestor. E aceita, o que é melhor.
    Aproveito para pedir que você divulgue a Mostra dos Pintores areienses, a única mostra de Pintura do Festival.
    Estamos providenciando um portifólio com esses "novos pedros" para divulgar o trabalho deles, pois descobrimos que não existe nenhum canal de divulgação desses artistas.
    Vamos devagarinho, uma passo de cada vez para não se atrapalhar com as pernas, como pede a filosofia tibetana.
    Preciso conversar com você sobre o seu periódio Educar. Vou falar sobre A Literatura produzida no Brejo de Areia num dos Pinés do Festival de Artes e preciso de umas informações sobre essa publicação.

    Pois é: "Vamos de mãos dadas/não nos afastemos muito/vamos de mãos dadas." (Drummond)

    Abs
    Janaína Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Ok. Claro que precisamos conversar. Inclusive, estranhei seu comentário anterior. Em nenhum momento nos referíamos a você, mas entendo (ou prefiro acreditar) que tanta "carapuça" (sic) seja em virtude da carga de trabalho que sei não deve ser pouca com as novas responsabilidades. Mas, saiba que jamais me dirigi a você naquele post. Eram apenas opiniões deste seu servo por fatos públicos, sem os méritos, no intuito de ajudar, contribuir com este torrão que amo.
    Quanto ao Jornal Educar, é um projeto de Educom que estamos implementando no Sistema Educacional Areiense na disciplina de Língua Portuguesa que ministramos, como forma de por em prática a teoria do curso de letras que estamos fazendo na UFPB. (Uma tentantiva de fazer algo em prol da educação e cultura desta terra, nada diferente daquilo que você põe em prática na cultura de Areia)

    Mudemos "as teorias são libertadoras enquanto se fazem, opressoras após feitas" de Jean Paul Satre.

    Abraços.

    Gilberto Batista

    ResponderExcluir