Marcadores

quarta-feira, agosto 03, 2011

O rádio pela educação


Meu novo projeto: supervisão de laboratório de rádio na educação de Areia. Está sendo implantado pelo Sistema Educacional Areiense. É uma parceira da escola com a rádio comunitária Areia FM.

O primeiro programa totalmente produzido e apresentado pelos alunos do Sistema Educacional foi ao ar na última segunda-feira (01). A ideia é potencializar os assuntos da sala de aula em atividades extra curriculares que possam despertar o interesse pelo aprendizado nos alunos envolvidos.


Não é pretensão nossa de ser algo novo mas sim de iniciativa ousada (premitam-me a modéstia) para uma cidade cujos valores parecem estar fugindo das suas origens de terra civilizada.

Fica este registro para que colegas professores que lecionam no ensino fundamental ou médio possam despertar maneiras "criativas" de ensinar aprendendo com quem aprende.

Minhas aulas são de Língua Portuguesa no Sistema Educacional facilitadas não só pelas formações em Letras e Comunicação Social mas por outros cursos que na época que foram escolhidos por mim talvez não fossem me ajudar na profissão seja qual eu escolhesse.

Mas como tudo se completa, vejo que podemos fazer bem mais do que estamos colocando em prática enquanto professores, educadores ou qualquer outra designação que queiram dar.


Uma prova de que os estudantes esperam do professor apenas que ele ensine bem são os resultados que conseguimos obter nesses poucos meses de atuação. Já incentivamos a criação de blogs, estamos editando bimestralmente um jornal escolar, produzimos vídeos para internet e agora o programa de rádio que conquistou muitos alunos.

Estas atividades extras não impedem que os conteúdos sejam ministrados só que agora se tornaram mais interessantes e despertaram o gosto pelos estudos de muito mais alunos.

A semente foi plantada, esperemos os frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário